Dezembro: mês da prevenção e tratamento de doenças
por Z - Rotary Club Satélite de Curitiba-Norte Inspiração
O Rotary, ao longo de sua trajetória, sempre teve entre seus enfoques o tratamento e, até mesmo, o compromisso com a erradicação de doenças, como a poliomielite.
E o mês de dezembro vem para nos rememorar o quanto vestimos a camisa por esta causa: o tratamento e a prevenção de doenças. Dentro de nossa rotina rotária, junto de nossos clubes e comunidades, é comum investirmos e encamparmos projetos que tenham como objetivo levar às comunidades informações, tratamentos, assistência médica e iniciativas de defesa à saúde e ao bem-estar social.
Mesmo tendo como bandeira a erradicação da poliomielite no mundo, o Rotary International também atua em frentes de combate à malária, por meio de inciativas de prevenção e tratamento da doença; o enfrentamento ao Mal de Alzheimer e a demência, por meio de colaborações e iniciativas educacionais; estratégias e apoio às campanhas de vacinação pelo mundo e outras campanhas e projetos locais que cada distrito* desenvolve com o objetivo de atender à situações locais e regionais.
Aqui tivemos recentemente a distribuição de protetores solares, em parceria com o Instituto Melanoma Brasil para recicladores, como forma de prevenir o câncer de pele e levar até essas pessoas um pouco de cuidado diante da dura realidade de trabalho e a constante exposição ao sol.
A nossa forma de enfrentamento ao tratamento de doenças possui como cerne o cuidado ao próximo. Esse próximo que muitas vezes não tem acesso aos meios de prevenção e proteção. E bem sabemos que doenças resultam em miséria e sofrimento à milhões de pessoas por todo o mundo. Combater tais doenças é um compromisso sério para o Rotary.
Temos muito orgulho de termos imunizado 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais, desde 1985, quando o Rotary International lançou a campanha Pólio Plus, sendo o maior esforço privado em apoio à saúde privada.
Atualmente, enfrentamos uma grave crise sanitária causada pelo coronavírus SARS-COV-2, o qual causa a doença covid-19. Apoiamos todas as medidas sanitárias necessárias para que nossa população se mantenha saudável e em segurança e torcemos para que a vacinação chegue o mais rápido para a população brasileira. Como exemplo de nossas iniciativas durante a pandemia, realizamos inúmeras campanhas para que os profissionais que estão na linha de frente ao combate da doença recebessem materiais de proteção, como a face shield, além de amparar a comunidade em vulnerabilidade.
A prevenção e o tratamento de doenças sempre serão uma bandeira para o Rotary.
Sobre a autora: Karen Cristina Borges da Silva é advogada, atuante na área trabalhista. Ingressou no Rotaract – programa para desenvolvimento de líderes profissionais do Rotary – em 2011 e se tornou rotariana em 2019. Atualmente é diretora de protocolo do Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração.
----
* Distrito: área administrativa do Rotary. O Distrito 4730 abrange Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do estado do Paraná.






